Competições e Torneios em mesa, funciona?

E estou aqui de novo, desta vez resolvi falar sobre um tema que geralmente é usado como pano de fundo para uma sessão ou mesmo uma aventura inteira, mas nunca é o centro das atenções: Os torneios e competições de festivais.

 

Sendo você um cavaleiro em uma justa, um ranger na competição de arco, um bárbaro numa liça ou um goblin trepando nas árvores Pedro Ivan isso é com vc você sempre terá uma evento divertido para participar.

Justa
Muitos dos assuntos da nobreza eram resolvidos nas justas.

Competições são muito legais ingame pois são uma forma diferente dos jogadores alcançarem um objetivo sem usar armas ou os testes de perícia baseados em Carisma. Um exemplo: na última campanha que mestrei, os PJs precisavam formar uma aliança de tribos bárbaras e 2 dessas tribos eram de gigantes. Assim que chegaram ao local onde havia uma das tribos, os gigantes estavam dando uma festa monumental e os líderes não queriam falar com “pequeninos” sendo que havia tanta cerveja e jogos acontecendo. Eu os “instiguei” dizendo que se vencessem algumas provas teriam seu valor reconhecido e os chefes os tratariam com respeito. E eles foram fundo nisso! Fixei um número mínimo de 2 vitórias para que eles fizessem uma moral para serem ouvidos. Todos os jogadores fizeram questão de participar de TODOS os eventos (menos alguns que caíram de bêbados na prova da bebedeira) disponíveis e até esqueceram lutas até a morte contra monstros em masmorras escuras para se divertirem nas provas de Corrida, Luta, Bebedeira e Escalada. Descobrimos que um anão de armadura completa pode correr mais do que humanos e gigantes Enfim, eles acabaram vencendo TODOS os torneios e foram reconhecidos como “gigantes” sendo ouvidos pelos líderes e de lambuja ganharam +4 nas perícias baseadas em Carisma pelos seus feitos.

Os nobres não competiam no Arco e Flecha, pois era

Ao invés de usar os típicos testes de Diplomacia resistidos para melhorar a atitude dos líderes tribais ou passar a eles uma missão para que provassem sua
força/honra/poder dei a eles um alternativa que fluiu talvez melhor do que as opções normais e gerou pérolas e lendas que discutimos até hoje.

Tá, e como eu uso isso na minha aventura? Bem, algumas opções para uso das competições são:

  • Os PJs precisam se aproximar de um nobre de Bielefield? Se algum dos PJs conseguir competir nas justas ganhará notoriedade e poderá se aproximar dos nobres ganhando bônus em testes baseados em Carisma. Talvez apenas o fato de competir pode ser assunto de algumas sessões, pois, se eles não tiverem nenhum nobre no grupo terão que conseguir a ajuda de um cavaleiro ou falsificar um documento que “prove” que um dos PJs foi sagrado cavaleiro.
  • Seus jogadores estão muito convencidos sobre a sua “capacidade superior de batalha”? Coloque em seu caminho um festival de cidade pequena e os instigue a participar dos eventos junto aos camponeses! Em provas que usam atributos puros (FOR, DES, CON…) personagens com altos valores não tem tanta vantagem assim sobre camponeses (Um PJ com FOR 18 tem +4 de modificador no teste enquanto um plebeu com FOR 12 tem +1 no teste. Nessa situação o camponês É um adversário formidável na hora de medir forças) e caso aquele PJ combadão com FOR +7 perca para um guarda da cidade com FOR +3 ele será alvo de piadinhas por um loooooongo tempo
  • Seus PJs descobrem que um item mágico poderoso será prêmio de uma competição de equipes de aventureiros, onde há vários provas para competir nos mais diversos formatos. Vitórias garantem pontos na disputa onde a equipe que juntar mais pontos leva o item pra casa.
  • Você começou agora uma aventura de nível 1 e está com medo de matar os PJs até que peguem nível 2? Mestres de D&D 3.5 sabem do que eu estou falando Leve-os para ganhar XP vencendo pequenos eventos num festival de vila pequena, o Só Aventuras Vol. 1 faz exatamente isso.

Então fica uma boa dica para vocês, usem as competições como elemento de enredo nas suas aventuras para que os jogadores alcancem algo ao invés de usar as missões e testes padrão. Mestres e jogadores vão se surpreender com os resultados.

Por enquanto é isso, depois vou postar várias competições para Tormenta RPG. Algumas são oficiais, outras eu criei e outras eu copiei na cara dura! Até mais.

3 comentários

Deixe um comentário